Saiba como usar seu Imposto de Renda para fazer o bem

Você sabia que seu Imposto de Renda pode ser destinado a projetos sociais? E que você tende até a ganhar com isso, financeiramente? A lei estabelece que doações feitas por pessoa física para organizações sociais e entidades beneficentes ligadas a fundos de direitos da criança e do adolescente, do idoso ou também para instituições e projetos que contemplam incentivos aos esportes, cultura e audiovisual, podem ser abatidas do imposto relacionado em até 6%. Isso vale para quem não é isento e opta pelo modelo completo de declaração;

Portanto, se você se encaixa no perfil e em 2015 realizou alguma doação para projetos como os descritos acima, pode incluir na declaração. O valor percentual do imposto retorna para o contribuinte em forma de abatimento no pagamento do IR ou na restituição. Quem ainda não fez a declaração e quer incluir uma doação, deve fazer isso durante o preenchimento. Nesse caso, o valor do abatimento é de 3%.

Outro tipo de doação que pode ser feito é para o Programa Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). Podem ser destinados 1% do imposto para cada um desses projetos.


Se você deseja fazer uma doação esse ano, pode procurar entidades de sua região, cidade ou bairro, buscar conhecer o trabalho feito ali e então doar. É importante ir até o local e de fato conhecer a instituição para comprovar a legitimidade do que é feito, para evitar cair em golpes ou fraudes.

Confira aqui algumas instituições com trabalho sólido e reconhecido para as quais você pode doar:

Hospital Pequeno Príncipe

Doutores da Alegria

AACD

GRAAC

Casa Hope

Fonte: www.administradores.com.br

Desenvolvido pela TBrWeb
Endereço:    Rua Marechal Floriano 1028, Vacaria RS | Fone 54 3232.1033