Finanças | Decisões empresariais com base em planejamento e informações confiáveis

Em muitas empresas, na maioria das vezes, os problemas de natureza financeira são resultados de decisões empresariais tomadas sem planejamento, como, por exemplo, investimentos na expansão do negócio, na substituição de equipamentos antigos ou na construção de uma sede própria.

A falta de controles gerenciais e informações para a gestão do capital de giro (compras, estoques, contas a receber e contas a pagar), gestão de preços e margens de lucro, provocam um permanente desajuste financeiro, aumentando as preocupações do dia-a-dia. Nessa situação, o empresário passa a administrar a empresa sob forte pressão dos credores e grande parte de seu tempo e esforços são dedicados para apagar 'incêndios' e não para produzir.

À medida que as decisões empresariais forem tomadas com base em planejamento e informações confiáveis, o gestor pode solucionar ou minimizar seus problemas, evitando transtornos futuros.

Para tornar a gestão financeira da sua empresa uma tarefa mais simples e agradável, estamos desenvolvendo uma série de matérias, a serem publicadas nas próximas edições, para orientá-los na elaboração de diversos controles financeiros. São procedimentos e sugestões úteis para que seja aprimorada a gestão financeira de seus negócios.

Evidenciaremos a importância de se organizar para obter informações assertivas para a tomada de decisões empresariais. A partir da organização de controles úteis e confiáveis, o segundo passo consistirá na preparação dos dados para a gestão do capital de giro.

Passo a passo, pode-se calcular a necessidade de capital de giro do seu negócio, tendo no fluxo de caixa o instrumento básico para gestão desse capital e seu planejamento financeiro.

Com base nesses instrumentos e conhecendo como as decisões empresariais refletem nas finanças da empresa, estaremos preparados para melhorar a gestão financeira de nosso negócio. Vamos aumentar os lucros com os mesmos esforços e recursos existentes.

A sua empresa já tem controles financeiros?

Pense nisso: será que podemos tomar decisões acertadas sem informações confiáveis?

Se você já mantém os controles financeiros de sua empresa organizados e atualizados, e faz uso deles para tomada de decisões, parabéns!

Mas, se você ainda não controla as finanças de sua empresa de forma adequada, chegou o momento de fazê-lo. Os controles financeiros são úteis para as suas decisões empresariais e de fundamental importância para o dia-a-dia do seu negócio.

Podemos dizer que as informações geradas por esses controles representam o primeiro estágio para a gestão do capital de giro.

Quando conseguimos administrar o capital de giro de maneira eficiente resolvemos, basicamente, a maioria dos problemas de natureza financeira da empresa.

Desenvolvido pela TBrWeb
Endereço:    Rua Marechal Floriano 1028, Vacaria RS | Fone 54 3232.1033